No verão é comum as crianças e adultos sofrerem picadas de insetos: mosquitos, abelhas, vespas, pulgas, etc.

Existem numerosas pessoas que são muito alérgicas a tais picadas e cuja reação pode ser muito severa. Nestes casos, DEVE-SE procurar ajuda profissional imediatamente. Assim como, no caso de as picaduras transmitirem alguma infeção e provocarem febre.

No entanto, no resto dos casos as picadas de mosquitos e de outros insetos não são realmente perigosas, mesmo quando surjam muitas picaduras. Estas manifestam-se como pequenas zonas avermelhadas, ligeiramente inchadas que dão muita comichão e/ou doem. Contudo podem curar-se de forma relativamente rápida colocando uma rodela de cebola crua (ou os cristais que menciono a seguir) sobre as zonas afetadas. Tratar o mais rapidamente possível a zona afetada é de extrema importância.

As picaduras de abelhas e vespas provocam avermelhamento severo e inchaço doloroso. Estas picaduras são perigosas caso exista uma alergia às toxinas ou venenos, os quais podem provocar inflamações severas, erupções, edemas na garganta e choque anafilático. Nestes casos enfatizo novamente que se deve chamar os serviços de emergência médica e consultar um médico imediatamente.

Os cristais para tratar picaduras incluem uma variedade de minerais entre os quais:

  1. RODONITA – provavelmente a melhor opção. É o melhor cristal para todo o tipo de picaduras de insetos. Alivia a comichão e o inchaço e ajuda o corpo a neutralizar o veneno ou toxina. Se se aplica imediatamente, apenas haverá reação à picada. Colocar uma pedra rolada sobre a zona da picadura e fixe-a com uma fita adesiva.
  2. AMETISTA e CRISTAL DE QUARTZO – Ambos têm efeitos refrescantes e aliviam a inflamação e a comichão em todos os casos de picaduras de insetos. No caso de aplicação destes cristais, as formas naturais são mais aconselhadas do que os cristais rolados. Deixem que a ponta do cristal toque na zona, muito suavemente.
  3. HELIOTROPO (também conhecido como Jaspe Sanguíneo) –Ajuda no caso de picaduras de mosquitos e pulgas que acabam por inflamar. Colocar uma pedra rolada sobre a zona da picadura e fixe-a com uma fita adesiva.
  4. CRISOPRASO – Ajuda a neutralizar e dissolver a toxina do inseto. Recomenda-se usá-la se já passou algum tempo desde o momento da picada mas ainda persiste o mal-estar. Colocar uma pedra rolada sobre a zona da picadura e fixe-a com uma fita adesiva.