CITRINO

6390144179_b3d54cd074_o

AUTOCONFIANÇA – CLAREZA MENTAL – ALEGRIA DE VIVER

Vamos iniciar a semana com uma pedra que vai trazer LUZ e ALEGRIA aos nossos corações e à nossa Alma – o Citrino.

O Citrino é um membro de destaque da família do quartzo, pois é a pedra principal para ser utilizada no chakra do plexo solar (3º chakra), onde se armazenam as memórias emocionais.

Gostaria de esclarecer uma questão recorrente nos meus cursos sobre a fonte do Citrino: se é natural ou não. O quartzo Citrino natural é realmente raro de encontrar, pois forma-se quando o quartzo cristaliza com inclusões de ferro. Esta pedra pode ser tão pálida que se confunde com um quartzo fumado. Contudo, uma cor amarela pálida e transparente indica que estamos perante um cristal de excelente qualidade (ver imagem lateral).

Mas também o Citrino pode ser criado artificialmente aquecendo uma ametista. Este procedimento de aquecimento gera um citrino com inclusões brancas-leitosas. Independentemente da sua fonte, o Citrino estimula o corpo e a mente e activa o chakra sacral e da raiz, ajudando a focar as acções no momento presente e por conseguinte a trazer sucesso.

O Citrino estimula:

  • a segurança em nós mesmos;
  • a nossa individualidade (não dependência);
  • a vontade de viver, novas experiências, auto-realização e auto-expressão.

É considerada o “anti-depressivo” na Cristaloterapia pois nos dá muita alegria em viver. Ajuda a superar depressões e a libertar-nos de influências que nos oprimem. Quimicamente, o Citrino é composto por cálcio e magnésio entre outros minerais. Segundo o médico americano Michael D. Gershon, da Univesidade de Columbia NY diz que a depressão está relacionada com os intestinos e passo a citar: ” (…) 90% da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar é produzida pelos intestinos (…) Para aumentar os níveis cerebrais de serotonina precisamos ingerir alimentos que contenham cálcio e magnésio, os quais estimulam a produção de triptofano, o aminoácido precursor da serotonina”.

Tendo o Citrino na sua sua fórmula química cálcio e magnésio, torna-o a melhor escolha para ser utilizado no combate à depressão e tristeza. Neste caso, vamos colar com fita adesiva, um cristal rolado de citrino no plexo solar (boca do estômago) e andar com ele durante o dia. Retiramos o cristal sempre ao final do dia. Aconselho este tratamento durante 1 mês, mínimo, para obter os resultados desejados.

Dica:

Como o Citrino é a pedra principal que trabalha e equilibra o 3º chakra que rege a função do sistema digestivo (estômago, baço, pâncreas, intestino delgado, entre outros), é a melhor opção para as pessoas que sofrem ou tenham problemas de estômago. Isto porque, a pedra activa a digestão favorecendo as funções dos órgãos supra citados. Se o Citrino ajuda a digerir a comida que ingerimos, podemos afirmar também que o Citrino ajuda a digerir a realidade em que vivemos. Por vezes, “engolimos” a realidade que vivemos (pessoas, situações, acontecimentos,etc) mas ficam “presas” no estômago pois não conseguimos digeri-las. Somos ou fomos obrigados a engolir “sapos” mas internamente não conseguimos processar o que engolimos, essa realidade. É neste caso que entra o Citrino, pois vai estimular a nossa capacidade para enfrentarmos a realidade e ajuda-nos a compreende-la, aceita-la e processá-la. O método de utilização do cristal é igual ao descrito no caso da depressão.